Bienal do Livro São Paulo 2014, eu estive lá


No último final de semana, no dia 24 fui dar um passeio pela Bienal do livro, vou registrar as minhas impressões sobre a feira.
Lotada, simplesmente lotada. Este ano resolvi ir no primeiro final de semana, pois já havia deixado pra ir no último e me lascado todinha. Mas como este ano eles colocaram todos os autores juvenis nos primeiros dias, simplesmente a Bienal encheu.
Já a caminho da Bienal fiquei sabendo que tinha gente na fila desde as sete horas da manhã. Quando desci do ônibus gratuito que peguei na Barra Funda, uma fila quilométrica já estava formada. Sorte a minha não precisar pegar a fila comum, visto que entrei como profissional do livro. Sou fina!
Aproveitando que a Bienal ainda estava vazia, já sai comprando como se estivesse num saldão de final de ano. Em menos de 30 minutos já havia gasto todo o meu orçamento, ao que mergulhei no cartão de crédito, porque precisava de mais livros.
Então fui para a única palestra que consegui ver no dia, corri até a Arena Cultura pra ver Bruna Vieira e a Paula Pimenta, quando cheguei o lugar já estava lotado, o jeito foi encontrar um cantinho para ficar de pé, por um milagre algumas meninas desistiram da palestra e eu pude sentar no meio do povo. Fiquei lá rodeada de adolescentes gritando.
Enquanto isso, do lado de fora já havia uma fila gigantesca se formando pra próxima palestra da Cassandra Clare que seria as duas horas, isso porque ainda eram 10:45 da manhã, é muito amor.
Agora vou falar um pouco sobre o que as meninas falaram na Arena Cultural.
Gente o Cumpade Washington estava na Bienal. #Sabedenadainocente

Bruna Vieira


Começou a escrever entre os 14 e 15 anos, com o blog Depois dos Quinze, como um diário mesmo, pra falar sobre coisas que não conseguia contar à outras pessoas, porque era uma garota muito tímida.
Sua professora de história do colégio indicou Bruna a uma editora, assim ela publicou os seu primeiro livro Depois dos Quinze: Quando tudo começou a mudar em 2012, sendo uma compilação de textos que já haviam sido publicados no blog.
Por causa do seu trabalho com o blog e divulgação de seus livros, Bruna não tem tempo disponível pra se dedicar integramente a uma faculdade, mas pretende no futuro cursar Rádio e TV.
Enfim ela é muito fofa, exatamente como vemos no blog.

Paula Pimenta


Paula escreve desde a adolescência, também começou a escrever porque era muito tímida, sendo essa a maneira que encontrou pra falar sobre alguns assuntos, que não tinha coragem de contar a ninguém.
Ela publicou o seu primeiro livro Confissões em 2001 de forma independente, com a ajuda de seu pai, trata-se de um livro de poemas.
Paula é formada em Publicidade e trabalhou durante um tempo em agências, hoje ela se dedica todo o seu tempo a literatura e a divulgação de seus livros pelo Brasil.
Ela também falou que muitos dos personagens criados por ela foram baseados em pessoas que ela conheceu, como o menino que escrevia músicas e dava pra ela de presente. Gente nunca li nada da Paula Pimenta, e por isso não posso falar o que acho do trabalho dela, mas espero em breve resolver esse pequeno probleminha, não tão breve assim graças a faculdade.
Quando Paula falou sobre livros que serviram como referencia, ela citou a série Vaga-lume, que pra mim foi um dos motivos pra odiar literatura, nunca curti e ainda detesto essa série. O livro confissões de adolescente salvou a minha vida literária no colégio.
Engraçado que ambas destacaram o mesmo motivo para começar a escrever, a timidez.
Achei a palestra um tanto corrida, o que não permitiu que as meninas falassem um pouco sobre a sua rotina de trabalho e inspirações na hora de começar a escrever. Nem vou mencionar a desorganização total do espaço Arena, acho que eles não estava preparados para um publico tão grande. Gente essa é a geração Web, tudo agora vai ser grandioso porque as informações alcançam mais e mais pessoas. Imagina se a Bienal fosse entrada free?
Bruna Vieira e Paula Pimenta mostrando os seus livros.

Apesar de meio estressante, essa Bienal valeu muito a pena, pois comprei uma coleção de livros que queria muito, por um preço legal.
Obrigado editora Gutenberg!
Organização fica a experiência ruim desse ano, pra ajudar a melhorar o acesso de pessoas ao evento e as atividades, no próximo evento.
Também comprei livros pra toda família, porque eu ainda vou realizar o meu sonho de ter uma família de super leitores, como diz o personagem do desenho Super Why.
Personagens da TV fazendo pose na Bienal. Alguns dos itens que me eu adquiri na feia. #InLove


Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Sou a Ninfa que trançou as barbas de São Pedro, amarrou os cadarços das botas de Papel Noel, a garota travessa que escondeu o Tridente de Poseidon, e cansada foi dormir sob uma cerejeira ao lado da lebre, que foi deixada pra trás pela tartaruga que andava, depois de um dia criativo.

0 comentários

Tecnologia do Blogger.