Filme Decendentes da Disney, e um final de semana nada encantado


No final de semana tivemos a estreia do filme Descendentes no canal Disney Channel, assim que vi as chamadas durante a projeção do filme Valente, que passou antes, veio aquela sensação “acho que já vi esse filme”. Porém quando o filme começou eu tive a certeza de que já havia visto aquilo. Logo nos primeiros minutos eu fiquei confusa com a apresentação dos personagens. Cadê a filha da Branca de Neve? E a filha do Chapeleiro Maluco? Caramba, depois de algum tempo eu percebi que estava confundindo os personagens, visto que, Ever After High é uma coleção da Mattel e não da Disney. Ahhhh!! Voltando. Mas a sensação de “já vi esse filme” continuou mesmo assim.
Demorou um pouco, mas afinal enfim me dei conta de que estava assistindo a versão encantada de High School Musical, eu sabia que tinha school no meio. Ocorre que as coincidências estavam apenas começando.
Em Descendentes temos como personagens os herdeiros do “e viveram felizes para sempre” dos contos de fadas Disney, só que para deixar mais interessante - bem eles acreditaram mesmo nisso - o filme foca nas vilões dos filme Disney. Por isso, temos como personagens principal Mal a filha da Malévola - que estava extremamente caricata e irritante. Jay o filho de Jafar vilão do filme Aladin, que eu achei gatinho. Carlos o filho da Cruella de Vil - essa personagem eu sentia vergonha alheia toda vez que ela aparecia na tela. E fechando o quarteto Evie a filha da Rainha Má da Brande de Neve, confesso que essa foi é a minha personagem favorita, pois conheço um dezena de pessoas que se fingem de burra, assim como ela, só para conseguir o que querem. Bem espertinha!



Claro que também tinhamos o elenco de príncipes e princesas que era pra lá de açucarados. Ben era o filho da Bela e da Fera. Um minuto de silêncio pelo ator que interpretou a Fera. Coragem meu povo, eu que assisto o seriado Beauty and the Beast da no Universal só pra ser atacada na calada da noite pelo Vincent tive que me contentar que um príncipe com cara de contador, afinal onde foi parar a Fera que eu sei mora dentro daquele príncipe desenfeitiçado? Deve ter se perdido junto com o olhar estrábico da atriz que interpretou a Bela, eita povo mais descompassado. Aliás, no geral os personagens eram todos fraquinhos e sem brilho.
Em Descendants em inglês, os vilões dos contos de fadas foram banidos do reino encantado de Auradon e exilados numa ilha, nessa ilha eles criaram os seus filhos para serem tão maus quanto eles. Acontece que Ben o futuro príncipe de Auradon decide dar uma chance para os filhos dos vilões, pois acredita que todos merecem uma oportunidade, nossa que lindo quase me emocionei com tamanha esperança. Assim ele convida os filhos dos maiores vilões dos contos para fazerem um intercâmbio e conhecerem o reino encantado.
Como o sinalizador meu Déjà Vu disparou com esse filme, eu acredito que a Disney usou aquele antigo truque de reaproveitar cenas de outros filmes, mas que necessidade havia disso se o filme não era um desenho animado? Assim eu cataloguei cenas que eu já havia visto em outros filmes.
Temos a cena onde o príncipe Ben se declara para Mal, que nada mais foi que uma homenagem ao filme 10 coisas que odeio em você, e a cena onde Heath Leadger canta para Julia Stiles “Can't take my eyes off you”. As cenas de encontros embaixo das arquibancadas do colégio típicas de filmes da sessão da tarde dos anos 80.



A cena do lago onde Ben se declara para Mal, mais uma vez ele não se cansa disso, tão romance de Nicholas Sparkes, visto que, todos os filmes baseados nos livros dele tem cenas em rios, lagos ou mar, vou colocar como exemplo a Última Música. Nossa dessa vez eu fui longe.
Outra coisa que eu acredito tenha sido aproveitada nesse filme foi a voz do príncipe Ben, Mitchell Hope, quando ele canta, nossa é muito parecida com a voz do carinha que dublou o Zac Efron em High School Musical - One. Disney você é rica e pode contratar um cantor diferente pra que pessoas com o coração peludo não fiquem inventando esse tipo de fuxico. Bastava ter chamado um X-participante do The Voice, que é o meu preferido claro.
A cena final onde Mal luta com a própria mãe é igualzinha a cena final do filme Encantada também da Disney, bem o reaproveitamento de sequências de animações da Disney é algo que é conhecido a algum tempo, mas acho que nesse filme eles deveriam ter sido bem mais sutis. Enfim, era tanto clichê junto que quase ficou parecendo um filme B. Entretanto, logo no começo do filme aparece o nome de Kenny Ortega e... Ahhhh! Agora eu entendi!
Apesar do filme ser “mais do mesmo” a Disney como sempre arrasa na moral da historia, aqui o tema principal é o fato dos pais criarem os seus filhos para serem tão maus quanto eles, e que o caminho a ser seguido é uma escolha sua, mesmo que tudo em sua volta seja ruim isso não quer dizer que você precisa ser ruim também. Então Mal, Dove Cameron; Carlos, Cameron Boyce; Jay, Booboo Stewart e Evie, Sofia Carson, precisam escolher entre o bem e do mal. O pretinho básico da Disney.



Enfim esse filme da Disney é só mais um exemplo de que a industria criativa de Hollywood está passando por uma crise daquelas, com a explosão de remakes e roteiros fracos como esse, o que acaba culminando com fracassos como o do reboot da franquia do Quarteto Fantástico. Mas como se trata de um filme para a TV se torna aceitável, mas não bom!

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Sou a Ninfa que trançou as barbas de São Pedro, amarrou os cadarços das botas de Papel Noel, a garota travessa que escondeu o Tridente de Poseidon, e cansada foi dormir sob uma cerejeira ao lado da lebre, que foi deixada pra trás pela tartaruga que andava, depois de um dia criativo.

0 comentários

Tecnologia do Blogger.