A criatividade viva, no modelo vivo



Depois de um longo período de hibernação, onde coloquei a imaginação em stand by, pra que ela pudesse se reinventar, assim fortalecer. Foi um mal necessário, minha mente cansada já não se alegrava, com os desenhos que no papel tatuava. Por isso foi preciso o distanciamento do caos, que misturava os instintos artísticos, criando obras de completo abandono.
Só o tempo cura as feridas, ele também organiza as ideias, e mostra novos caminhos para, quem está cansado de andar em círculos.
No domingo o dia estava ensolarado e lindo.
Então quando peguei meus lápis, os papeis e as aquarelas e, coloquei todos juntos dentro da mochila, junto com a tecnologia chamada Ipad. O passado e o futuro se uniram para escrever o presente. E partimos para uma aula de modelo vivo no Sesc Pompeia, lugar que não pisava há muito tempo.
Assim que entrei na sala e vi as mesas, os refletores e toda aquela gente carregando malas maiores do que a minha, quase desisti. Senti os braços tremerem, e a minha mente rodopiar a procura de uma fuga, será que eu estava pronta para isso.
Não podia desistir já havia chegado muito longe. Essa não era uma opção, definitivamente não iria voltar sem o que fui buscar.




A modelo já era conhecida, uma senhoria baixinha e gordinha, até o orientador era o mesmo do último encontro, que eu não recordo mais quando foi, só sei que foi a um bom tempo atrás. As caras em volta também eram as mesmas, nesse tipo de aula sempre iremos encontrar as mesmas pessoas, porque sinto que neste nosso mundo pequeno, onde os interesses são os mesmos e, até os fins, apesar de diversos, nos levam ao mesmo lugar, o desenho.
Sentei-me à mesa, peguei os meus materiais lentamente, sussurrando um mantra, eu vou conseguir, sei que vou conseguir. Peguei uma folha de papel e escrevi “pânico”.
Então a modelo se congelou na minha frente, e como se nunca tivessem esquecido o seu oficio, as minhas mãos desenharam como há muito tempo não faziam. E os meus traços se encontraram novamente e juntos criaram imagens, simples e delicados desenhos, o tipo de desenho que gosto, leve e desprendido, livres do cárcere da perfeição.
A tarde seguiu tranquila e o pânico manteve-se na sua insignificância, porque o amor pelo oficio da arte, que estava esquecido na gaveta junto com as tintas, agora tomou o seu lugar, aquele a qual nuca deveria ter renegado, entregando os pontos, a toa sofrido.
A perfeição é uma palavra que escraviza e, angustia a alma dos artistas, ela deve ser perseguida, mas jamais o verdadeiro motivo para expressar sua arte. Porque ela vai roubar o melhor de uma alma criativa, e secar a imaginação que brinca.
Aprender com o tempo, que tudo passa lento ou apressado, mas só o que é feito com amor é etéreo.



Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Sou a Ninfa que trançou as barbas de São Pedro, amarrou os cadarços das botas de Papel Noel, a garota travessa que escondeu o Tridente de Poseidon, e cansada foi dormir sob uma cerejeira ao lado da lebre, que foi deixada pra trás pela tartaruga que andava, depois de um dia criativo.

0 comentários

Tecnologia do Blogger.