Para um feliz dia das mães


Quando eu era um bebê descobri que, aquela pessoa que sempre me olhava sorrindo. Que vinha ver se eu precisava de alguma coisa sempre que eu chorava. Que me amamentava cantando. A mesma pessoa que chorava toda vez que eu ficava doente. E ficava me vigiando até eu cair no sono. Era a pessoa mais importante da minha vida, era quem me amava incondicionalmente. Depois de um tempo essa pessoa me ensinou a chamá-la de mamãe.
Então o tempo passou, e quando eu me tornei uma criança, me ensinaram que mamãe era a pessoa que havia me colocado no mundo. E comecei a chamar a minha mamãe de mãe.
Acontece que hoje, depois de muitos anos, e fazendo parte de uma família que não é lá muito convencional, eu entendi o verdadeiro significado da palavra mamãe. Algo que eu já havia descoberto ainda bebê, mas que eu havia me esqueci com o passar do anos, conforme fui adquirindo “conhecimento”.
Eu lembrei que chamava de mamãe a pessoa mais importante da minha vida, aquela que me amava incondicionalmente, enfim,  entendi que o significado da palavra mamãe é amor. Bem, se o amor é um sentimento que não deve ser medido a partir de critérios de gênero, número e grau (relembrando as minhas aulas de gramática). Isso tudo me levou a conclusão de mãe é quem ama, é a pessoa que nos ensina o que é o amor e a amar. Aquela que fica preocupada quando estamos doente. A pessoa que segura a nossa mão no primeiro dia de aula. Quem sorri quando cantamos pela milésima vez “que o cravo brigou com a rosa”.
Assim mãe é aquela pessoa que dá a sua vida pelo bem de outra, as crianças sentem quem as ama com verdade, quem as quer bem, elas ficam felizes ao lado de quem as fazem felizes. Não importando o que elas veem por fora, criança conhece a alma de quem ama.
Por isso escrevi esse texto para homenagear o dia das mães, não importa o tipo de mãe. Afinal o mundo está se transformando e a gente não pode fechar os olhos e fazer de conta que nada está acontecendo. As famílias se mudaram e estão mudando, e os padrões preestabelecidos ficando ultrapassados. Como disse a minha professora de psicologia: “A criança elege alguém para ser a sua mãe”. E por que a criança consegue fazer isso? Porque ela ainda não está contaminada pelos preconceitos da sociedade. O critério que ela usa é o amor.
Ao que nesse dia das mães vamos celebrar a família do amor, que o amor seja o mais importante dentro de nossa sociedade do que os padrões, porque só através dele seremos capazes de evoluir como seres humanos, e aceitar as diferenças.
Para todas as mães feliz dia do Amor.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Sou a Ninfa que trançou as barbas de São Pedro, amarrou os cadarços das botas de Papel Noel, a garota travessa que escondeu o Tridente de Poseidon, e cansada foi dormir sob uma cerejeira ao lado da lebre, que foi deixada pra trás pela tartaruga que andava, depois de um dia criativo.

0 comentários

Tecnologia do Blogger.