Os Boxtrolls e a saga dos filmes 3D

No final de semana fui assistir ao filme Os Boxtrolls, mas antes de falar o que eu achei dele, vou comentar sobre o meu Karma dos filmes 3D.
Então eu sou míope e, como se isso não fosse o suficiente, também tenho astigmatismo, sim desgraça pouca é bobagem. Por isso todo filme 3D que assisto eu uso não 1 mas 2 óculos, o que me faz sair 13 do cinema ao final da sessão. Completamente bêbada e enjoada.
Sim eu procurei esse filme em versão normal, mas CLARO que eu não encontrei, tive que pagar mais caro por um expediência traumatizante. E pra completar a minha novela, levei a minha sobrinha junto, afinal ela já havia pedido pra ir ao cinema, e como o dia das crianças está chegando, banquei a Super Tia. Agora, vocês já tentaram convencer uma criança de 5 anos a ficar sentada no cinema com um óculos 3D? É como pagar penitência. A criaturinha ficou ao meu lado perguntando:
- TIA as cadeiras mexem?
- Não, eu já disse que não.
- Nossa esse filme está demorando pra começar né?! QUANDO VAI COMEÇAR?
- Assim que acabarem os trailers.
- Ahhhhh! Olha TIAeu consigo ver sem Zóculos...
- Olha, olha, OLHA TIA?! Eu estou vendo sem Zóculos.
- Sim estou vendo.
- A imagem está só um pouquinho ruim, mas dá pra ver.
Além disso o ser me fez comprar um balde de pipocas, e depois de 3 pipoquinhas avisa que não quer mais.
- Você VAI comer. Porque eu paguei muito caro nessa PORcaria.
Agora voltando ao que interessa, let's talk about the movie.
Os Boxtrolls é uma animação stop motion dos mesmo produtores de Coraline e Paranorman, sendo esse o principal motivo que me fez pagar pelo ingresso Carérrimo do Cinemark, porque cinema no Brasil é um absurdo de caro, se for 3D então. Affff! #Coragem
O filme nos conta a história do pequeno Ovo que foi criado pelos Boxtrolls, criaturas que vivem no subterrâneo da cidade de Ponte Queijo, e que são perseguidos por Archibald Snatcher e seu bando. Os Boxtrolls saem dos subterrâneo todas a noites, pra coletar coisas que as pessoas descartam, mas que para eles possui alguma utilidade, foi num desses passeios que Peixe encontro o pequeno Ovo e o levou pra viver com eles.
Archibald é um caçador de Boxtrolls que prometeu livrar a cidade dessa praga terrível, essa parte me lembrou o conto do Flautista de Hemelin, só que em troca ele queria ganhar um chapéu branco, a maior honra que um morador podia conseguir e, também ser convidado para uma tarde de degustação de queijos. Os moradores da cidade são adoradores de queijo.
Assim numa noite Archibald consegue capturar Peixe, assim Ovo decide procurar por ele e encontrar os demais Boxtrolls desaparecidos.
Gente em nível técnico essa animação é fantástica, a fotografia, o designer dos personagens, toda a pesquisa histórica pra recriar uma Vila da era Edwardiana, com influências de Steampunk. O personagem principal Ovo é a cara do Rodolfinho meu amiguinho, que me lembra um figurante do elenco de Walking Dead. Uma curiosidade o nome dos Boxtrolls são as palavras encontradas nas caixas que eles usam pra esconder o corpo, sim porque eles morrem de vergonha de aparecer sem elas, sendo elas também o disfarce que usavam pra se misturar ao lixo.
No final do filme eles aparecem sem as caixas e o corpinho deles é bem engraçadinho!
Essa animação é muito parecida com Paranorman, tem a mesma iluminação sombria, os personagens possuem o mesmo estilo de desenho e concepção, até a maneira de narrar a história é parecida, achei até que Ovo lembra bem o Norman. Uma empresa expert neste tipo de coisa é a Disney, reciclagem de personagens, cenários e seqüência animada, a Pixar também faz isso ao colocar imagens de outros personagens dentro de seus filmes. Aqui também temos uma temática de suspense, eles utilizaram o recurso de criar/espalhar uma lenda urbana, explicando o porque deveriam temer os Boxtrolls. Essa foi a maneira que o vilão encontrou pra manipular a cidade inteira, assim impondo um toque de recolher.
Cá entre nós o 3D desse filme é sofrível, o que se percebia era um leve volume das imagens, agora a sensação de algo que salta da tela nada, fico pensando pra que pagar mais caro se no final dá na mesma? É como disse a minha sobrinha “eu consigo assistir sem os óculos”, só encarei mesmo uma sessão 3D porque em minha cidade era a única opção disponível, mesmo que aqui existam 4 empresas diferentes, nem na cidade vizinha encontrei a opção de filme 2D.
Ainda que o filme fosse lindo esteticamente, eu ainda fiquei com a impressão de que faltou algo na história, como se a narrativa tivesse sido encurtada, ultimamente tenho problemas com os lançamentos do cinema, ou sei lá devo estar ficando exigente. Alguns filmes eu tenho até preguiça de ver.
Ademais o filme é lindo em termos de cenário e desenvolvimento de personagens, mesmo que tenha uma narrativa fraquinha, ele ainda vale o esforço de sair com as crianças. Afinal eu amo animação.


Beijinhos porque é um bom filme

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Sou a Ninfa que trançou as barbas de São Pedro, amarrou os cadarços das botas de Papel Noel, a garota travessa que escondeu o Tridente de Poseidon, e cansada foi dormir sob uma cerejeira ao lado da lebre, que foi deixada pra trás pela tartaruga que andava, depois de um dia criativo.

0 comentários

Tecnologia do Blogger.