O melhor de mim filme, e o fenômeno Nicolas Sparks


Assim que comecei a assistir esse filme me lembrei de um artigo chamado "7coisas que acontecem nos filmes de Nicholas Sparks", e no final da película eu percebi que encontrei todas elas. Foi um exercício bem interessante, que me levou a conclusão de que esse filme é um apanhado dos clichês preferidos do ator e, também de todos os filmes romântico. O rapaz pobre que se apaixona pela mocinha rica, cuja família não gosta dele porque o considera inferior a sua prole, no que a adversidade separara o casal, mas não por muito tempo. By Televisa
Outra coisa que não saiu da minha cabeça era que esse filme deveria ser sido estrelado pelo ator Paul Walker, que morreu antes de iniciar as filmagens e foi substituído por James Marsden, pois não é que ele ficou parecido com Walker, acredito que eles deveriam ter evitado isso, sei lá achei um tanto mórbido.
O melhor de mim é um filme que conta a história amor de Amanda e Dawson, ela uma moça de família rica com um futuro promissor, enquanto ele é um rapaz que foi criado por um pai violento e sem escrúpulos, que espancou ele e os seus irmãos a vida inteira. Ocorre que Dawson não aguenta mais tanta violência e resolve fugir de casa, ao que é abrigado por um Senhor viúvo que o ajuda.
Então quando Dawson sai de casa ele começa um relacionamento com Amanda, uma jovem espirituosa que o ajuda a descobrir o quanto ele é inteligente e, capaz ser melhor do que o seu pai. Mas como nem tudo é perfeito e, o pai de Dawson não iria desistir do filho de maneiro alguma. Assim uma tragédia separa o casal fazendo com que eles se encontrem muitos anos depois.



Aqui temos um dos itens listados no artigo, pois foi por graças a morte de um amigo que o casal se reencontra no funeral, só que agora não são mais aquele casal de adolescentes apaixonados com o futuro a espera. Amanda é uma mulher casada e com a família perfeita que ela tanto queria, já Dawson trabalha em uma plataforma no meio do mar e não concluiu os estudos.
Desde o inicio o filme deixa claro que Dawson e Amanda não possuem nada em comum, seu mundos e anseios são diferentes. Então fiquei um tempo pensando no porquê Amanda fez de tudo para ficar com ele, e cheguei a seguinte conclusão: é um romance pessoa não tem que fazer sentido só precisa ser açucarado, quem nunca se apaixonou por um vestido horroroso e depois se perguntou o porquê comprou tal peça. Longe de mim comparar o amor com uma peça de roupa, mas como não me empolguei muito com esse filme que se dane o remorso.
A família de Dawson era problemática, o pai e os irmãos eram bandidos e ele sofria com a violência do pai, sendo assim, precisou fugir de casa por não aguentar mais as surras que levava dele. Quando partiu ele se abrigou em um celeiro e foi encontrado pelo dono do local, assim ao descobrir que o rapaz que se escondia em sua propriedade era filho de um dos homens mais perigosos da região, o Sr. Tuck decide ajudar o garoto e o acolhe em sua casa.
Olha os filmes baseados em obras de Nicolas Sparks possuem muitas mortes, mas sem dúvida esse é o campeão dentre os filme que já assisti. Foi tanta morte que eu só entendi o título no final, afinal durante é difícil de entender tamanha avalanche de desgraças. Só que não rolou nenhuma lágrima de emoção, só de sono mesmo.



Sobre a narrativa tipo flashback do filme, que vai e volta, num revezamento passado e futuro que achei um tanto confuso e mal costurado. Não senti química entre nenhum dos casais, aqui me refiro a Dawson e Amanda versão adolescente Liana Liberato e Luke Bracey (Who are?), e Michelle Monaghan e James Marsden. Ainda acho que Michelle fez um par mais interessante com Patrick Dempsey em O melhor amigo da noiva. Sem contar a total falta de semelhanças entre os casal jovem e adulto.
Numa das cenas do filme Amanda fala pra Dawson que ele está mais bonito do que antes, que isso não está a ajudando a esquecé-lo, que seria bem mais fácil se ele estivesse acabado. Gente que amor é esse que não resiste ao pé de galinha? Claro que seria bem mais simples se os EX's surgissem barangados, pra assim você pode pensar "olha de que porcaria eu me livrei", mas se nem sempre é assim nos filmes, imagina na vida real. Uiiii!
Sinto que estou perdendo a vontade de ler Nicolas Sparks, apesar de ter no livreiro me esperando os títulos Diário de uma paixão e A última música. Tudo porque esse filme me deixou com a mesma sensação que senti ao ler Fortaleza Digital de Dan Brown, e assistir os filmes O código da Vinci e Anjos e demônios, Brown tem um esqueleto pronto onde os personagens e a narrativa se desenrolam embasados em muita pesquisa. Acontece que Nicolas não é um ótimo pesquisador como Dan Brown.



Enfim O melhor de Mim é um filme morno, com uma narrativa entrecortada que eu indico em dias de chuva comendo bolinho coberto com canela e açúcar, quem sabe assim você terá uma overdose de doçura.

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Sou a Ninfa que trançou as barbas de São Pedro, amarrou os cadarços das botas de Papel Noel, a garota travessa que escondeu o Tridente de Poseidon, e cansada foi dormir sob uma cerejeira ao lado da lebre, que foi deixada pra trás pela tartaruga que andava, depois de um dia criativo.

0 comentários

Tecnologia do Blogger.